terça-feira, 13 de outubro de 2009

MITOLOGIA... Para que serve?

Quando andava na escola e me obrigavam a estudar mitologia, sempre pensei: "PARA QUE É QUE ISTO SERVE?!" Quem é que quer saber se te metes num labirinto com um Minotauro, (uma coisa algures entre o boi e o homem, não muito inteligente nem muito ágil), enquanto a tua mulher te anda a trair com o teu filho? O que é que importa se conseguiste derrotar o Adamastor, (aqui para nós um velhote simpático que fazia ondinhas na banheira), levando o nome de Portugal mais longe?

Confesso, nunca fui um bom aluno... Lembro-me de certa vez, num teste de Portugês ter-me sido colocada a seguinte questão:

"Indique duas semelhanças entre Luiz de Camões e Fernando Pessoa."

Ao que respondi:

"Estão ambos mortos; Não têm escrito nada últimamente."

Ou ainda...

"O que quis dizer Camões com: Amor é fogo que arde sem se ver, É ferida que dói e não se sente, É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer?"

Eu respondi:

"Não sei. Porque é que ele não disse logo o que queria dizer em vez de se pôr com enigmas?"

Já perceberam onde quero chegar, não é verdade?

Tenho, porém, a certeza que parte do meu desinteresse generalizado teve a ver com a escolha dos conteúdos por parte do Ministério da Educação.

Querem falar de mitologia? Vamos a isso!

Falemos do Eusébio, dos bi-Campeões Europeus, do Mundial de 66, da Rosa Mota, do Carlos Lopes, do Joaquim Agostinho ou mesmo do José Mourinho...

Este último com um feito digno de Odisseu, (ou Ulisses), ao levar um clube de bairro ao dominio da europa... Uma Odisseia, de facto...

Ao fazermos paralelismos como este tenho a certeza que o insucesso, (ou desinteresse), escolar iria diminuir...

Ao Ministério da Educação:

Querido senhor Ministério da Educação, venho por este meio pedir-lhe que introduza no programa escolar do próximo ano uma matéria que aborde assuntos mitológicos interessantes, tais como:

- Aparições de Fátima
- O barbeiro do Paulo Bento
- Linda Reis
- Valentim Loureiro
- O joelho do Mantorras
- O esconderijo de Osama Bin Laden
- Bruxo Alexandrino
- O Borda d'Água
- As makumbas da Luciana Abreu
- A senhora da patite

Grato pela atenção.
Com os melhores cumprimentos.

Hugo Barreiros

Sem comentários: