quarta-feira, 14 de outubro de 2009

GNR, pioneiros ao nível do interrogatório!

Sabemos que as nossas forças policiais estão cotadas como as melhores do mundo.

GNR e PSP são, sem dúvida, inspiração para policiazecas como FBI, INTERPOL e CIA.

Nesta primeira abordagem, vamos centrar-nos nesses nobres soldados da lei que são os agentes da GNR.

Esta polícia portuguesa raramente comete erros, para tal, desenvolveu um tipo de interrogatório pioneiro... O caso que se segue, (e ao qual tive secretamente acesso por via de uma fonte interna), demonstra o quão apurada poderá ser esta inovadora forma de interrogatório.

Os nomes dos "G-N-inhos" em questão foram alterados para que se evitem situações de represálias.

Agente “Costa” e Agente “Silva”, (agora a sério... são mesmo nomes fictícios), ainda antes do questionário chegam à conclusão de que o suspeito que detiveram não era o culpado. (Vejam bem o quão eficiente é a nossa GNR!).

Silva – Epah, o gajo afinal não é o culpado.

Costa – Mas não vamos chegar lá e dizer-lhe, “ah e tal, desculpe lá, foi um engano”. Até parece mal.

Silva – Tens razão. O que é que fazemos?

Costa – Deixa estar, eu vou lá e faço-lhe umas perguntas, só para o estilo.

(Costa apanha num bloco onde vai anotar as respostas do Suspeito, entra na sala de interrogatório e dá logo uma bastonada no Suspeito).

Suspeito – O que é que eu fiz?

Costa – Vamos lá a calar! Bem… Vou fazer-te umas perguntas e quero respostas concretas, senão levas! Estás a perceber? Vamos lá começar. Como é que te chamas?

Suspeito – Armando Teixeira.

Costa – O que é que fazes?

Suspeito – Sou funcionário público.

Costa – Hum… (dá-lhe uma bastonada).

Suspeito – O que é que eu fiz?

Costa – Calou! Bem… Gostas das miúdas loiras ou morenas?

Suspeito – Hã? (leva uma bastonada) O que é que eu fiz?

Costa – Responde!

Suspeito – Morenas!

Costa – Qual foi a primeira palavra que disseste?

Suspeito – (Faz uma cara de quem não está a perceber nada do que se está a passar, Costa já vai com o bastão no ar) Cão! Acho que foi cão!

Costa – (dá-lhe uma bastonada) Achas ou tens a certeza? (levanta o bastão, ameaçador)

Suspeito – Tenho a certeza!

Costa – Já vi que temos aqui um amante dos animais… Continuemos… Costumas usar chinelos?

Suspeito – Sim… Mas… (leva uma bastonada)

Costa – Mas o quê? Querem ver que a formiga já tem catarro? Quais é que costumas usar? Tipo de enfiar o dedo ou tipo piscinex?

Suspeito – Piscinex.

Costa – (Costa vai à porta da sala de interrogatório) Oh Silva!? Este gajo usa chinelos tipo piscinex! (Ri) Ai, ai, vocês matam-me! Usas roupão?

Suspeito – (Revoltado) Não tenho que responder! Quero o meu advogado!

Costa – (dá-lhe uma bastonada) Queres é estar quietinho e responder ao que eu te pergunto. Entendido ou tenho que fazer um bonequinho? (ameaçando com o bastão)

Suspeito – Uso… (resignado)

Costa – Côr?

Suspeito – Beije.

Costa - Beijezinho?! (Ri) No banho, gel de banho ou sabonete?

Suspeito – Sabonete… (tenta dizer alguma coisa) (leva uma bastonada, só porque sim)

Costa - Preferes iogurte liquido ou de colher?

Suspeito - Liquido.

Costa - Mas tu gostas de gajas ou atracas de poupa?

Suspeito - Gosto de gajas.

Costa - (Dá-lhe uma bastonada) Esta não era para responder. Bem… Iogurte com ou sem pedaços?

Suspeito - Sei lá! Que interrogatório é este?

Costa - (dá-lhe uma bastonada) Então pah? Isso dá-te muitas vezes ou estás armado em esperto? Vamos lá a responder!

Suspeito - Com pedaços! (chateado)

Costa - Boa resposta. Qual é o teu sabor do iogurte preferido?

Suspeito - Pêssego.

Costa - Há melhores, mas pêssego também não é mau… Lavas os dentes com uma escova eléctrica ou manual?

Suspeito - Eléctrica.

Costa - Porquê? Tens alguma deficiência nas mãos?

Suspeito - Não.

Costa - (dá-lhe uma bastonada) Esta também não era para responder! Que mania pah! Mijas em pé ou sentado?

Suspeito - Sentado.

Costa - (dá-lhe uma bastonada) Toma lá porque nenhum homem que é homem mija sentado. (vai até à porta da sala de interrogatório) Oh Silva!? Este gajo mija sentado! (Ri) Usas relógio digital ou de ponteiros?

Suspeito - Digital.

Costa - Número preferido?

Suspeito - Três.

Costa - (Entre dentes) É a conta que Deus fez.

Suspeito - Hã? (leva uma bastonada)

Costa - Chiu! Hã, nada, estás a perceber? Bem… Camisas, como é que gostas? Lisas? Riscas? Quadradinhos?

Suspeito - Quadradinhos.

Costa - Eu vi logo. A tua secretária costuma estar arrumadinha ou toda desarrumada?

Suspeito - Arrumadinha.

Costa - Oh meu Deus! Quando pensamos que não pode piorar… Bem… Banho, antes ou depois do sexo?

Suspeito - Depois.

Costa – Deves ser roto! (dá-lhe uma bastonada) Eu já vi tudo!

Suspeito - Não é nada disso… (leva uma bastonada)

Costa - Calou! Bem, bem… Preferes correr, andar de bicicleta ou andar a pé?

Suspeito - Andar a pé.

Costa – Hum Hum… Achas que os escuteiros são úteis para a sociedade ou achas que deviam ser usados como escudos humanos?

Suspeito - Acho que são úteis.

Costa - (levanta o bastão) Hã?

Suspeito - Escudos Humanos! Escudos Humanos!

Costa - Ah bom! Assim sim! Bem, desta vez acho que te safas. As respostas que me deste indicam que és capaz de não ser o culpado. Porém, caso necessites de sair da zona de residência, é favor vires cá à esquadra comunicar. Entendido?

Suspeito - Sim.

Costa - (levanta o bastão; o Suspeito encolhe-se) Ah! Estou a brincar. Alguma vez te fiz mal? Hã?

Suspeito - Não.

Costa - Então porque é que te estás a encolher? Mariquinhas. Vá, vai lá à tua vida. Desampara-me a loja!

Nem toda a sapiência do mundo daria para categorizar a técnica de interrogatório de “Costa”.

O domínio do bastão, o tom de voz ameaçador… Tenho para mim que se “Costa” estivesse no Afeganistão, há muito que Osama Bin Laden teria sido descoberto…

Reparem na minúcia com que é feita a pergunta do iogurte, e o que dizer da sempre tão reveladora pergunta dos escuteiros? Mesmo os mais infimos pormenores como os chinelos ou a côr do robe não passaram despercebidos...

Um conselho ás forças políciais de todo o mundo... Ponham os olhos na Guarda Nacional Repúblicana!

Hugo Barreiros

Sem comentários: