segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mas afinal quem era Judas?

Muita tinta tem corrido acerca deste homem nos últimos dois mil anos.

Quem era Judas? O que fazia? Tinha filhos? Gostava de iogurte?

Depois de uma exaustiva investigação, penso estar pronto para responder a estas e outras questões que, (ainda hoje), passam ao lado da maior parte dos comuns mortais.

Venceslau nasceu no seio de uma família de testemunhas de Jeová. No entanto, desde cedo deixou de concordar com esta doutrina. Aquela história de ter que se levantar cedo ao sábado para ir chatear quem lhe aparecesse à frente e entregar revistinhas "DESPERTAI!" não era para ele.

Dizia ainda menino: "Para andar a distribuir publicidade, prefiro trabalhar no Minipreço que sempre ganho 2.5€ à hora para comprar os cromos do futebol." (época 0003/0004... a.c.)

Via os meninos Judeus com as cadernetas completas e cedo percebeu que lucrava mais com aquela religião.

Foi assim que Venceslau se converteu ao Judaísmo, (facto que não caiu muito bem lá em casa).

Em vez de "Lau" como lhe chamavam carinhosamente, passaram a chamar-lhe "Judas", (que, como toda a gente sabe é o diminutivo de "Judeu"), e apenas lhe davam iogurte, (sem pedaços), para comer, facto que fez com que depressa enjoasse daquele vívere.

Saiu assim de casa com 10 anos e uma alcunha que depressa se espalhou pelas redondezas, alcunha essa que até hoje perdura nos anais da história mundial.

Como primeiro emprego Judas trabalhou num talho e a verdade é que o seu patrão gostava muito dele. Judas roubava os clientes no peso da carne como ninguém e depressa subiu na vida de talhante. Foi, portanto, com relativa facilidade que se estabeleceu por conta própria.

No entanto faltava algo na sua vida... vendeu o talho e tornou-se num árbitro de futebol, (O processo "apito dourado" começou há muitos anos), e foi nesta actividade que se cruzou com outra personagem histórica... Jesus.

Jesus era treinador do APÓSTOLOS F.C. e em determinado jogo da LIGA SANTA 0031/0032 d.c. Judas "fechou" os olhos a um "penalti" cometido sobre Pedro, (ponta de lança da equipa dos APÓSTOLOS F.C.), e Jesus exaltado com tamanha desfaçatez, "aviou" Judas com dois "santos" sopapos nas trombas.

Judas, com um olho "à belenenses" ainda gritou "Estás f*dido ò barbichas!", mas Jesus nem ouviu... Foi nessa altura que Judas arquitectou um plano malévolo na sua cabeça... Juntou-se à equipa dos APÓSTOLOS como treinador adjunto e andava para todo o lado com o filho do Senhor, (Senhor esse que Judas nem conhecia... mas também não fazia muita questão...), até que um dia Judas recebeu um telefonema há muito por ele aguardado... era Heródes, presidente do A.C. ROMANOS, clube que ia em 2º lugar na liga...

Judas lá recebeu um saquinho com dinheiro...

NOTA IMPORTANTE PARA O DESENROLAR DA HISTÓRIA - (nessa altura havia uma lei que dizia que "um homem loiro, de olhos azuis, cabelo comprido e barbicha que seja visto a ser beijado por outro será imediatamente crucificado")

... o resto é história.

Hugo Barreiros