sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O árbitro

Todos nós já presenciámos pequenos delitos ou infracções. Coisas para as quais não é necessário chamar a polícia, mas que também não nos sentimos com autoridade para impedir, (mais que não seja por receio de levar um banano), embora "mexam" conosco...

Já partilhámos o restaurante com alguém a comer de uma forma "labrega", já vimos alguém a livrar-se de promessas, ou a bater no carro de trás enquanto estaciona a sua viatura...

Imaginemos o nosso mundo como um sítio onde existe a perfeição, e que para este tipo de coisas existiria uma entidade que estaria sempre no sítio certo...

UM ÁRBITRO!

Vamos imaginar como seria se houvesse um árbitro para as duas primeiras situações supra-mencionadas...

1- O ÁRBITRO DE PROMESSAS...

Uma mulher está a andar de joelhos para cumprir uma promessa. De repente, levanta-se para ver os joelhos... Aparece um árbitro...

Árbitro - (Apita) Psst! Oh menina! O que é que pensa que está a fazer?!

Mulher - Estou a ver os meus joelhos... Dá-me a impressão que já estão em ferida...

Árbitro - Não pode! Levantou-se?! Mas o que é isto?!

Mulher - Mas foi só para ver os joelhos!

Árbitro - Pois... Isso é o que todos dizem... Mas depois aproveitam e dão uns passinhos de pé!

Mulher - Não! Eu juro que...

Árbitro - Jura? Jura para quê?! Depois não cumpre! Aposto que também jurou que vinha desde lá de cima até cá a baixo de joelhos e agora está a tentar furar a promessa... Olhe, só por causa disso vai levar amarelo! (Mostra o cartão amarelo)

Mulher - (Revoltada) Isto é um abuso!

Árbitro - Pianinho! Pianinho senão terei de tomar medidas drásticas!

Mulher - Vais bater, é? Meu safardanas!

Árbitro - O quê?! Cartão vermelho! (Mostra o cartão vermelho)

Mulher - Epah! Assim não dá! O que é que eu fiz, senhor árbitro?

Árbitro - Ah... Agora já é senhor árbitro? Amiga, agora já é tarde para emendar a mão...

Mulher - És um boi preto! É o que tu és!

Árbitro - Ai é?! Lá para trás! Vais começar do principio e tens que perguntar, "a mamã dá licença?" e eu digo, "sim" e tu perguntas, "quantos passos" e conforme eu disser, assim tu tens que fazer... Entendido?

Mulher - (Desesperada) Isto é injusto! (Vai-se afastando)

Árbitro - Vocês pensam que chegam aqui e são logo os maiores...

Mulher - (Lá do fundo) A mamã dá licença?

Árbitro - Sim.

Mulher - Quantos passos?

Árbitro - Dois à bebé... Muito bem... Isso mesmo...

2- O ÁRBITRO DE BOAS MANEIRAS...

Um homem está a comer de forma "labrega". Aparece um árbitro que apita aos ouvidos do referido homem.

Homem - Mas o que é isto?

Árbitro - Falta!

Homem - Porquê?

Árbitro - Está a comer de boca aberta.

Homem - E o que é que isso tem?

Árbitro - Não pode!

Homem - Mas já não se pode comer em paz?

Árbitro - Cuidadinho!

Homem - Mas porquê eu? (Enquanto fala com o árbitro, o homem cospe um pedaço de comida)

Árbitro - Cartão amarelo! (O árbitro mostra-lhe o cartão amarelo)

Homem - Porquê?

Árbitro - Labregada!

Homem - Isto é injusto! Eu nem fiz nada!

Árbitro - Vai ser punido com ter de comer de boca fechada.

Homem - Epah! (O homem tenta comer de boca fechada, não consegue) Não consigo! Não quero saber! Não mandas em mim! Vou comer como eu quiser!

Árbitro - Esse comportamento vai ser punido com o segundo cartão amarelo e consequente vermelho! (Mostra-lhe o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho)

Homem - Injustiça! És um boi preto!

Árbitro - Ui! Isso vai custar-lhe caro, amigo.

Homem - Senhor árbitro, foi sem intenção e...

Árbitro - Não quero saber! Vai ter de comer um frango assado com talheres!

Homem - Epah! Não há forma de deixar passar? É que isto de comer o frango com talheres é uma chatice!

Árbitro - Pois é... Vocês pensam que são donos e senhores da razão... Depois lixam-se...

(O árbitro apita. Faz sinal ao homem para começar. O homem começa a comer o frango, [com talheres], com muita dificuldade)...

Gostava que existissem árbitros para as diversas situações menos agradáveis do quotidiano...

Sei que vivo num mundo utópico. Mas quão melhor seria a nossa vida se existissem estes seres?

Hugo Barreiros

4 comentários:

A Bruxa das PAPs disse...

Bom dia!
Por uma vez, não concordo! Acho que seria muito mais útil se existissem professores que ensinassem às pessoas o valor das coisas, tornando os árbitros desnecessários... Eheheheheh
«connosco». Beijinhos

Sofia disse...

Os árbitros até são tão pessoas tão honestas, que acho que ia valer a pena... Beijinho.

Unknown disse...

Cartão rosa! Tás multado. Agora a coima será fazer mais textos até que ganhes tendinites e colocar estes textos em peças, e já agora, sr futuro encenador e guionista, será que posso por uma cunha? É que eu gostava de fazer comédia tb, eheheheh pode me arranjar um papelinho? Eu juro qeu lhe tiro a multa.... beijinhos, adorei
Cláudia (o pato dos tamiiflu)

Bruno Sousa disse...

Oh meu menino, este post já está aqui vai para lá de mês e meio... é que nem tu nem a Paula Bobone têm actualizado os respectivos blogues! E não me venhas com tretas porque eu não acredito em coincidências... Se eu soubesse nem tinha posto internet este mês cá em casa...

Bruno Sousa